Business Thinking

Liderar é uma missão solitária. Para quem conduz os destinos de uma empresa, é muito raro poder pedir um conselho sem transmitir indecisão, debater uma ideia sem provocar alguma disrupção, ou partilhar preocupações sem gerar insegurança. As preocupações existem – e não são poucas: a “comoditização” dos produtos e serviços, sem que os clientes façam grandes distinções entre as ofertas das diferentes empresas; a concorrência global e desenfreada, vinda de micro-empresas de quem nunca ninguém ouviu falar; os comportamentos sociais e individuais bizarros e totalmente dominados pelo digital; gerações de clientes e colaboradores com valores e atitudes radicalmente diferentes e difíceis de gerir. É toda uma panóplia de desafios às suas costas, com uma necessidade incómoda de actualização permanente – e poucos a quem possa pedir ajuda para entender e lidar com eles. É sobre esta realidade que a Mindsetters actua. Ninguém conhece o seu negócio como quem o criou ou conduz. Mas ter alguém isento, de fora da empresa, com o background digital e empresarial certo, que está disponível para analisar, aconselhar, aferir, testar e intervir sem que toda a operação seja perturbada, é o tipo de apoio que qualquer líder agradece.

Relacionamento com clientes

A sustentabilidade e crescimento de qualquer negócio depende sempre do estado do relacionamento com os seus clientes. Por isso, não se pode pensar – ou repensar – negócio, sem ter presente este vector fundamental. A forma de o avaliar e gerir passa por níveis de satisfação (ou não), por taxas de perda ou retenção, por lacunas ou pontos de fricção na experiência de cliente, ou mesmo pela performance qualitativa das vendas. A Mindsetters tem uma série de soluções para avaliar e gerir esta frente:

Estratégia e cultura

Todas as empresas de sucesso têm uma estratégia sólida. Quando ela existe, as falhas acontecem maioritariamente na sua implementação e não na própria estratégia. Um boa estratégia obriga a uma cultura empresarial robusta e bem conduzida. Sem ela, a direcção estratégica da empresa não flui a todos os níveis, não transparece em todos os momentos de verdade, não dá os frutos que deveria dar. Ajudar a alinhar estratégia e facilitar a sua implementação é o foco destas nossas soluções:

  • Strategic Alignment
  • Strategic Framework
  • The Challenge of Change
  • Road Map to a Customer-Centric Culture

Desenvolvimento de produtos e serviços

A permanente evolução a que as empresas se vêem hoje obrigadas leva a que haja uma necessidade constante de inovar, criando novos produtos, serviços, ou mesmo modelos de negócio. No entanto, os paradigmas de criação de valor alteraram-se radicalmente, sendo importante pensar de forma diferente para garantir o sucesso de qualquer lançamento. É neste ponto que intervimos, ajudando a planear e pensar diferente, com novos mindsets:

  • Revisitar a Proposta de Valor (Mindsetting)
  • Desenvolver Novos Produtos e Serviços
  • Design Thinking Aplicado

Pessoas e talento

Já é um lugar-comum afirmar que as empresas e o seu sucesso se constroem em redor das pessoas. Chega por isso a ser surpreendente que se verifique um distanciamento tão grande e tão frequente entre a empresa e os seus colaboradores e parceiros, com taxas de rotatividade acima da média e uma dificuldade cada vez maior em reter o melhor talento. É sobre este factor-chave que actuam estas soluções Mindsetters:

  • Employee Expectations Assessment
  • Team Crosscheck
  • Gestão Geracional

Contacte-nos

Avenida da República 47, 4Dto
1050-188 Lisboa, Portugal